Ep. 16- Paixão

Calafrios no corpo, borboletas na barriga, sudorese descontrolada?? Não comeu nada estragado… então está apaixonado!!

 

A paixão é dos sentimentos mais espetaculares!! Acontece uma mudança química no cérebro que faz com que o funcionamento seja muito parecido com as pessoas que tem TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo. O objeto da paixão vira literalmente uma obsessão!! Não há lugar para mais nada. Essa observação foi feita pelo cientista James Leckman, da Universidade de Yale. Não se consegue comer direito, dormir direito, estudar direito, trabalhar direito, só há lugar para o objeto da paixão.
 
É um misto de sofrimento e prazer!!! Ela dura no máximo dois ou três anos. O corpo e o cérebro não aguentam tantos hormônios e tanta mudança fisiológica! E como acaba a paixão?
 
Uma característica importante é a idealização da pessoa amada. Ela tem só virtudes, com um príncipe ou princesa de conto de fadas. É linda, generosa, compreensiva, inteligente, etc etc etc.
 
Com o tempo de convivência, aos poucos, percebe-se que aquela oitava maravilha da natureza é uma pessoa comum, com erros e acertos. A convivência é a maior inimiga da idealização. Aquela paixão louca, arrebatada, incendiária vai então tornando-se uma relação amorosa mais profunda, que requer o trabalho cotidiano de ceder, de se impor, de compreender, ou seja, toda a negociação necessária para que as pessoas sejam parceiras.
Outra possibilidade é que a convivência transforme a paixão em decepção, em raiva ou que ela simplesmente se esgote e não vire nada.
 
Como ela vai terminar depende de inúmeras variáveis…
Se você está apaixonado, embora seja bem desgastante, curta esse momento, viva a experiência desse encontro que dá a sensação que você encontrou sua metade, a tampa da sua panela, a meia para o seu pé!!! Tudo fica muito diferente, com colorido mais vibrante, com emoções a flor da pele!!! Como não se pode escolher sentir isso se e quando acontecer, curta. Não é sempre que se tem uma paixão correspondida!!!

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.