Ep. 18- 5 Dicas para incentivar a Leitura Infantil- 1ª PARTE

Sabemos a leitura desenvolve a criatividade, imaginação, cultura e conhecimento… Mas como criar esse hábito em uma criança?
Aqui vão 5 Dicas da Gisela para incentivar a leitura nos pequenos Você tem filhos? É tia, professora ou lida com crianças de alguma forma? Aqui vão dicas pra ajudar a criar o hábito da leitura nas crianças. Todo mundo fala nisso, o quanto é importante a leitura, que o mundo do conhecimento se desvenda através dela, etc etc etc. Então vamos lá… Não tem muito segredo, como tudo, tem trabalho!!!
1. Desde que pequeno, ofereça livrinhos. Pois é, tem livro pra quem ainda não sabe ler. São mais sensoriais, coloridos, em 3 dimensões pra despertar a curiosidade e o interesse do pequenininho. Tem até livro de plástico pra deixar na banheira e a criança brincar durante o banho. Isso significa que a criança deve conviver com o livro desde sempre!!
2. Leia pra elas. Conforme vai crescendo, a criança vai sendo capaz de prestar atenção em histórias. A princípio bem curtas. Adoram ouvir as mesmas histórias inúmeras vezes, não tem nada de errado nisso. Pelo contrário, traz certo conforto porque é algo conhecido. Se puder, faça antes de dormir. Torne um hábito.
3. Quando ela se alfabetizar, não a abandone lendo sozinha, a princípio deixe que ela leia pra você. Histórias de frases curtas, de leitura fácil. Com o tempo, as histórias vão ficando maiores e acriança passa a curtir o hábito e você não precisa mais estar ao lado dela.
4. Frequente livrarias. A maior parte delas permite o manuseio pra que se possa escolher o que agrada. Dessa forma ela aprende também que tipo de livro e história desperta mais interesse. Ao invés de levar sempre a loja de brinquedo, leve a livrarias. Tenho duas meninas e desenvolvemos um hábito de comprar livros antes de viajarmos. Cada um escolhe o seu. Às vezes acabam não gostando, mas é normal. Também compro livros que largo no meio… faz parte. Mas vão desenvolvendo gosto por estilos literários e autores.
5. Tente não negar a compra de livros. Muitas vezes dissemos não pra compra de brinquedos ou bonecas caras, mas nunca negamos livros. É claro que há limites. Não tem porque comprar muitos de uma só vez. Se quiserem, anote o nome e compre aos poucos. O preço alto é um problema. Aí uso estratégias várias, desde amizade com livreiro com pedido de desconto, cartão fidelidade, compra em sebos online, empréstimos e/ou trocas com amigos.
Vale tudo!!
O universo que se abre através da leitura é fantástico!!! Estimula a imaginação, a criatividade, ajuda no domínio da linguagem escrita. Na minha opinião desenvolve também algo muito importante que é o aprendizado de ficar consigo, de entreter-se, distrair-se.
A criança aprende a adormecer sozinha, envolvida pelas viagens mentais que os livros proporcionam. Se você gosta de ler, fica tudo mais fácil! Se não gosta, ter filhos nos ensina muitas coisas, eventualmente até criar esse hábito em nome do futuro da molecada. Creia, você não vai se arrepender!!!

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.