Ep. 22- Trilha sonora da vida

Qual é a sua música?

Será que tem alguém que não gosta de música? Você conhece alguém? Eu não!! A música marca momentos da nossa vida, principalmente a adolescência e a juventude. Quando falamos que tal música é do meu tempo, nos referimos a esse período. A música tem o enorme poder de dar o tom emocional do momento. Principalmente nos relacionamentos a dois. Nos casamentos, é um clichê. O casal escolhe pra tocar na cerimônia aquela música do dia em que se conheceram, ou quando deram o primeiro beijo, ou rolou a primeira transa.

Acústica, elétrica, no vinil, CD, Mp3, só instrumental, com banda, à capela, só uma voz, seja lá de que jeito for, não importa, música é essencial. Você já imaginou como seria a vida sem música? Sem shows pra assistir, sem hino nacional, sem cantoria no banheiro, sem trilha sonora de filme…. Tente assistir Psicose sem som. Graça nenhuma, sem suspense, medo ou terror!!

Está presente em todos os lugares, em todas as épocas. É uma criação humana, marca da cultura, resultado da sublimação da pulsão sexual, segundo nosso querido Freud nos disse no texto “O Mal Estar da Civilização”. Aliás, aproveito pra indicar essa leitura. Não se assuste, é um texto lindo, perfeitamente compreensível. Além de tudo que investigou e produziu, ele tinha uma talento literário espantoso!

A pulsão sexual é usada para um outro objetivo, no caso a produção de uma música, proporcionando igual prazer!! Simples e genial. Arte utiliza as atividades psíquicas superiores, arte é sublimação!! http://psiqueativa.blogspot.com.br/2009/06/arte-da-sublimacao.html

Na época da Guerra do Golfo, lembro de ter lido uma matéria sobre a trilha sonora que os soldados americanos ouviam quando entravam nos tanques e partiam para o ataque. A maioria ouvia rock pesado porque diziam que dava o clima de luta, uma energia pra fazer algo que não queriam mas que precisavam fazer.

A música tem esse poder, ela ajuda a organizar a experiência emocional. Provoca uma movimentação interna, mudando o batimento cardíaco quando acalma ou quando agita, desencadeando lembranças involuntárias, boas ou ruins. Dá um enorme colorido a vida!! Bom, quando é pra curtir uma dor de cotovelo a coisa fica bem branco e preto, mas ela sua parte ajudando que você transforme sua dor numa cachoeira de lágrimas…

Bom, isso sem falar das letras dramáticas que colaboram muito pra choradeira: Atiraste uma pedra no peito de quem, só te fez tanto bem… Frase linda!! É maravilhoso quando a gente ouve uma letra que diz exatamente o que a gente pensa, sente e acha. E o compositor ainda criou uma melodia escandalosamente linda, que encaixa perfeitamente na letra. Obra de arte, sublimação no mais alto nível, expressão maior da cultura humana!!

Portanto, valoriza o músico, dá uma moeda pros caras que ralam tocando na rua, paga o couvert artístico sem choramingar, respeita o som ao vivo!! Não se preocupa em gravar tudo no celular. Presta atenção ao show, a delicadeza e a afinação da voz, ao arranjo diferente, aos diferentes instrumentos e viaja na experiência. Como não tem mais fita cassete baixa o som que vc curte num pen drive e sai ouvindo… sempre!

Publicado por

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.